Simplificando o Entendimentos das Divindades Meditacionais, os Yidams

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

As divindades meditacionais são santos do Budismo que aparecem em mandalas.
Mandalas que são pinturas sagradas, uma forma de magia, e a meditação que elas são usadas, são  sofisticado esquema de meditação cheio de rituais e recursos esotéricos, como mantras, mandalas, símbolos, músicas e outros.
Nesses sofisticados esquemas de meditação, tem uma parte que você se visualiza com a figura do santo que está na mandala, como você sendo ele, se visualizando como você sendo o santo.
Santo é um nome cristão para iluminado, o termo mais correto do Budismo é Buda.
Os Budas são os iluminados, seres que atingiram, e dentro desse ritual de meditação, que é usado magia, quando nos vemos como um santo, então vamos criando essa realidade para nós, vamos ganhando santidade, ou melhor, budeidade.
O nome Buda não é só usado para o criador do Budismo, o Mestre Sidarta Gautama, mas é usado para todos os seres que atingiram a iluminação, que é chamada de Nirvana no Budismo.
A santidade é o que no esoterismo ocidental chamamos de Ascensão, que é ascender para uma realidade melhor.
A iluminação é um estado praticamente permanente da felicidade, que ganhamos constantemente, essa felicidade é nos enchermos de sentimentos bons e agradáveis o tempo todo, e é para isso que a pratica espiritual existe.
Quando estamos bem e satisfeitos com a vida, então podemos dizer que somos felizes. Isso não é ausência de problemas, sofrimentos e dificuldades, mas é ser feliz, mesmo com eles.
Não é só nos enxergarmos como Budas que traz a nossa iluminação, mas tudo o que se faz na meditação ritualística.
No Budismo Esotérico existe também outras formas de meditação, e todas elas contribuem para nossa iluminação.
No Budismo Esotérico existem muitas técnicas para atingirmos o Nirvana, incluindo o uso dos poderes mentais, que incluem afirmações, visualizações e determinações, e com o uso de tantos recursos, a iluminação chega mais rápido, mas é preciso pratica-los, não ter preguiça, que é algo comum.  
As divindades meditacionais são chamadas de Yidams.
Aqui no site fazemos mandalas também com Yidams do Budismo Esotérico, mas são praticas com visualizações diferentes, de acordo com as técnicas que conhecemos, mas elas nos servem para o autoconhecimento e Nirvana.
Veja:
Mandalas Budistas para Autoconhecimento
Mandalas Budistas para Atingir o Nirvana


Fiquem com luz
Seres de Luz
Do seu amiguinho, Erezinho, Marcelinho

 

Alguns Destaques: